BLOG

Saiba quais são as tendências da arquitetura para os próximos anos


Como um espelho de diversas sociedades, a arquitetura reflete aquilo que as pessoas têm discutido e com o que se preocupam e evolui de acordo com a mentalidade humana. Diferentes décadas demonstraram diferentes arquiteturas, todas de acordo com o que se ansiava para a época. E como não podia deixar de ser, as tendências da arquitetura não param. Quer ficar por dentro do que os próximos anos reservam para a arquitetura? Então, continue lendo este artigo e descubra todas as principais tendências deste ano e para os próximos.

Decoração orgânica

Provavelmente, a tendência mais marcante para os próximos anos é a decoração orgânica, que investe em pedras, madeira crua e bambu para trazer uma atmosfera minimalista e confortável, perfeita para relaxar. Os materiais vindos da natureza oferecem diversas texturas, que se misturam aos demais elementos da composição.  Para itens decorativos, aposte em ornamentos que utilizem materiais naturais, como cestas de fibra ou mesmo pequenos terrários com plantas, um elemento natural para o ambiente.

Pedra, Madeira e outras texturas

Nas fachadas, a tendência também pode ser observada com o uso de pedras, madeiras e a mistura de outras texturas com esses materiais. A combinação de vidro com madeira, por exemplo, oferece aconchego e transparência e é bem contemporânea.

O uso de pedra canjiquinha, feita a partir de filetes de pedras como arenito, São Tomé e Goiás, também tem sido bastante visto por oferecer uma superfície irregular, com diversas espessuras e profundidades, bem ao estilo orgânico e natural. A decoração orgânica busca realizar uma conexão do interno com o externo, trazendo para dentro de casa elementos da natureza. Essa tendência melhora a qualidade de vida dos moradores e seu conforto físico e mental.

Portanto, use sem medo elementos com texturas cruas, plantas, iluminação natural e tudo que remeta à integração do homem com a natureza, criando um espaço relaxante e muito agradável.

Cortiça

Em sintonia com a decoração orgânica, os revestimentos de cortiça têm sido prioridade de muitos arquitetos para as paredes. Ela é um material sustentável, com aspecto natural e estilo rústico e ainda contribui para o isolamento térmico e acústico. Você pode usá-la em diversos ambientes, como quartos, salas de estar e escritórios.

Conforto Ambiental

Uma tendência com grande crescimento atualmente e para a qual não tem mais volta. O conceito de conforto ambiental diz respeito a utilizar a tecnologia para gerar o máximo de conforto aos moradores e à vizinhança, conservando o meio ambiente. A tecnologia, aqui, aparece como aliada para gerir certos elementos da rotina da casa de forma integrada.

A arquitetura pautada nisso busca estudar condições térmicas, acústicas, de iluminação e energética para a organização dos espaços da melhor forma possível. Do mesmo modo, busca-se criar um projeto que corresponda às necessidades do meio ambiente natural da região, sem causar prejuízos ao meio ambiente e às pessoas do entorno.

Parceria com a Tecnologia

Assim, a tecnologia aparece no momento de criar o projeto, com o estudo e a simulação do comportamento de diversos fatores, como vegetação, ruídos, incidência da luz do sol, ventos, entre outros. A fachada de uma residência com essa preocupação que apresente elementos de vidro e metais, por exemplo, não deve atrapalhar a residência vizinha com o reflexo do sol.  Já no interior da residência, a tecnologia também é usada para trazer conforto aos moradores. E tem tudo a ver com a próxima tendência.

Interatividade

Com o uso da tecnologia na arquitetura, o desafio agora é fazer com que ela interaja com as pessoas. Pode-se citar aqui o uso de automação residencial, com a utilização de um sistema que integra diversos elementos da residência para que funcionem de forma conjunta.

Assim com a automação, o morador utiliza um único comando no seu celular para preparar a sala de TV na hora de assistir a um filme, por exemplo. A iluminação, o sistema de som, a televisão e os aparelhos ligados a ele, já pré-programados, ficam da maneira ideal para aquela ação. 

Também a segurança da residência é aumentada. Podemos citar o uso de iluminação automática para simular o uso dos moradores, quando esses estão viajando, e o acesso das câmeras de segurança pelo celular.

Pontos de Luz

Na fachada, a tecnologia mostra-se com o uso da iluminação direcionada. Com spots em diversos locais da área externa, é possível criar pontos de luz estratégicos, que destacam alguns elementos arquitetônicos e valorizam o paisagismo. 

Como é possível perceber, a tecnologia está com tudo para os próximos anos e tem se tornado parte fundamental da arquitetura, trazendo conforto e praticidade.

Estilo industrial

Outra forte tendência para os próximos anos, o estilo industrial aparece em apartamentos e residências contemporâneas e faz sucesso nos Estados Unidos há muito tempo. Vigas e encanamentos aparentes, paredes de tijolos, metal e madeira caracterizam a proposta, podendo combinar com cores fortes e vibrantes ou com um paleta mais básica e cinzenta. 

O estilo faz uso de revestimentos sem acabamentos para um efeito rústico ao ambiente. Para deixá-lo mais acolhedor, faça as paredes com tijolos aparentes. Outra opção é utilizar concreto aparente nas paredes ou no piso. Ele deixa o ambiente com estilo urbano e moderno e fica perfeito em residência grandes, tanto no interior quanto nas fachadas.

Modernidade

A fachada, por sua vez, pode ser feita com um estilo moderno que combina bem com o industrial. Para isso, prefira linhas retas, formas geométricas e curvas para alguns detalhes. Esse estilo é bem minimalista e preza pela parede limpa, geralmente branca ou com cores neutras, e detalhes em madeira, metal e vidro. 

Esse estilo pode favorecer a integração da residência com os ambientes externos, deixando áreas de lazer e varandas gourmet à mostra. O telhado “desaparece”, ficando oculto atrás das paredes altas da fachada. Opte ainda pela iluminação direcionada e consiga um projeto arquitetônico sofisticado e muito elegante.

Cores

O uso de tons alegres e vibrantes tem sido muito visto na arquitetura, contrastando com a situação mais séria pela qual passa o país. Grande aposta para este ano, o Greenery é um tipo de verde que reconecta a residência à natureza e tem tudo a ver com a pegada mais orgânica citada anteriormente. Também fica bem no estilo industrial, criando destaque em um ambiente mais neutro.

Pelúcia

Completamente na moda neste ano, a pelúcia é ideal parar criar ambientes contemporâneos e com personalidade. Por apresentarem um estilo bastante único, as texturas de pelo ficam bem em ambientes com elementos de decoração marcantes e sem muita sobriedade e são perfeitos para residências em regiões frias.

Pergolado

Perfeito para complementar a fachada da residência, o pergolado protege da chuva, faz sombra e pode criar uma lindo espaço externo que se integra com o interior. Para harmonizar com o estilo industrial, utilize materiais como concreto ou metal. Já para residências em sintonia com a decoração orgânica, opte por madeira e instale algumas trepadeiras para dar um toque verde e natural.

Viu como é fácil ficar por dentro das tendências da arquitetura para os próximos anos? Agora que você já sabe o que vai estar em voga, que tal ficar por dentro de outras novidades sobre arquitetura e decoração? Curta nossa página do Facebook e garanta sempre as melhores informações.

Fonte: https://blog.gramaglia.com.br/saiba-quais-sao-as-tendencias-da-arquitetura-para-os-proximos-anos/

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES