BLOG

INSPEÇÃO NAS EDIFICAÇÕES


O aparecimento de trincas, umidades, descolamento de cerâmica e etc podem ter origens variadas como problemas estruturais, rompimento de tubulações hidráulicas, reformas, alterações de uso ou até fatos mais sérios e podem colocar em risco a saúde de todos que fazem uso do prédio. Através da Inspeção Predial é feita uma vistoria no local, análise de plantas e uma entrevista com funcionários ou usuários da edificação a fim de entender todos os aspectos que podem mostrar a origem das anomalias da construção definindo assim, a causa, efeito e a atual situação da edificação.

Estar a par das condições em que se encontra uma edificação previne todos os mantenedores de grandes gastos com recuperações de última hora e perda de garantias no caso de prédios residenciais que ainda não foram entregues.

Existe uma frequência recomendada para a realização da Inspeção de acordo com a idade do imóvel: até 20 anos, a inspeção deve ser feita a cada 5 anos; de 20 a 30 anos, a cada 3 anos; prédios com idade entre 30 e 50 anos devem ter sua inspeção feita a cada 2 anos; e para construções com mais de 50 anos, a inspeção deve ser feita anualmente. Durante a Inspeção são analisados vários itens de funcionamento e áreas de uso comuns avaliando o que possa comprometer a segurança e a habitabilidade dos usuários caso algo não esteja funcionando ou instalado de maneira correta. A norma NBR 5674 – Manutenção de Edificações traz orientações sobre esse tema. Algumas cidades já têm legislações municipais exigindo por segurança avaliações periódicas de edifícios e estruturas.

Por fim, existem as Inspeções Judiciais e Extrajudiciais, realizadas em casos de acidentes envolvendo a estrutura das edificações ou comprometimento  de habitabilidade de um imóvel. A inspeção predial deve ser sempre desenvolvida por profissionais da área – engenheiros e arquitetos – que dispõem das habilidades e conhecimentos necessários para entregar relatórios precisos.

Zelar pela segurança daqueles que fazem uso das dependências de um prédio é a principal função de síndicos e proprietários, reforçando sempre a importância da realização de Vistorias Técnicas. Na Topo, acreditamos que oferecer um trabalho minucioso é sinônimo de qualidade. Juntos podemos traçar planos de manutenção para tornar o seu empreendimento cada vez mais seguro.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES